É inegável o crescimento contínuo dos setores de Social Media e Out-of-Home – que está sendo impulsionado pelo Digital Out-of-Home. Mas agências e organizações, até as mais inovadoras, continuam enxergando esses dois canais como água e óleo, optando por não unir suas características e estimular seu potencial de maneira conjunta.

É clara, necessária e urgente a oportunidade de integrar os elementos inovadores desses dois segmentos, desenvolvendo campanhas que promovam um engajamento profundo com o consumidor.

Observamos que, aos poucos, a Social Media abre caminho para algumas campanhas de OOH, mesmo que com aplicações modestas e tímidas. Há anos que o OOH tem tentado convencer passantes à tirarem fotos, mandar mensagens de texto, escanear códigos, e diversas outras interações em painéis e mobiliários urbanos. Porém nada deu muito certo. Até agora.

Os desenvolvimentos mais recentes do Digital Out-of-Home – como sua capacidade de projetar campanhas que integram tecnologias móveis, dinâmicas e interativas, além da disponibilidade do 4G – indicam que a Social Media e os canais de OOH tem a oportunidade de se tornarem mais interligados e poderosos do que nunca.

O DOOH deve ser visto pela Social Media como um meio de ampliar o impacto das campanhas, ligando o mundo virtual ao físico em tempo real. Se aplicada corretamente, a Social Media pode aumentar o desempenho e o engajamento com OOH, gerando toneladas de mídia gratuita.

 

Veja abaixo que papéis a Social Media pode incorporar futuramente ao OOH:

– Através da segmentação dos dados sociais será possível configurar uma estratégia de conteúdo assertiva, assegurando que a mensagem esteja em frente ao público alvo no momento e localização exatos. Os dados sociais móveis de geolocalização nos garantem hoje uma proximidade de até 30 metros, sendo ideal para OOH, pois atingimos o público segmentado.

– Historicamente o OOH é uma mídia complementar das campanhas. Mas a união com a Social Media tem capacidade de mudar esse cenário, ajudando a ampliar o impacto das campanhas. Fora do Brasil já existem cases de campanhas que usam a Social Media para criar um engajamento com os consumidores, além de oferecer cobertura e frequências altíssimas.

– Houve uma grande revolução tecnológica na mídia OOH nos últimos anos, e o aumento de campanhas dinâmicas está transformando toda a indústria. As métricas de campanhas digitais hoje são aplicáveis ao OOH, o que significa que a estratégia de Social Media agora pode ser transferida para a mídia física.

– Pesquisas mostram que desde 2007 a atenção humana diminui a cada dia, devido ao rápido crescimento da internet. Hoje o consumo de mídia digital é tão grande, que se a mensagem não for relevante para o público, ela é ignorada na mesma hora. Com dados sociais ricos, é possível criar hyperlocal e servir conteúdo que se relacione com o tópico relevante de cada área.

 

A tecnologia nos oferece hoje a oportunidade de unir as qualidades de duas mídias para impactar o consumidor de maneira mais eficiente. O marketing de localização é uma grande oportunidade de rever conceitos, ideias e tendências para o mundo real e criar uma interação genuína com o público alvo, ganhando retornos mensuráveis e impactantes nos investimentos de marketing.